Criação de Gráficos Interativos com o plugin DataPlotly
Nelson Silva

Este plugin, desenvolvido pelo Matteo Ghetta, faz uso da biblioteca Plotly e sua API Python. De forma geral, o plugin tem como finalidade a criação de gráficos interativos do tipo D3, utilizando para isso valores de atributo de uma camada (alfanumérica ou vetorial) carregada no QGIS de forma direta, ou ainda aplicando expressões.

Através de um painel no QGIS, o plugin permite a configuração de vários tipos de gráficos, onde é possível ir verificando os resultados em tempo real.

A imagem abaixo mostra os tipos de gráficos disponíveis.

Após instalar e ativar o plugin, o painel DataPlotly aparece do lado direito da interface do QGIS.

Widget Plot Parameters

Aqui é necessário escolher o tipo de gráfico para representar os dados. Os parâmetros deste separador, variam em função do tipo de gráfico pretendido.

No nosso exemplo, definimos um filtro (Feature subset) para mostrar só os dados para uma determinada zona e configurámos os eixos (X,Y) com os respetivos atributos a representar.

Neste separador, ainda é possível configurar o aspeto do gráfico em termos de simbologia.

Widget Plot Customizations

Neste separador, podem configurar-se os rótulos para cada um dos eixos definidos anteriormente, bem como o título do gráfico, etc.

Após as configurações basta, ao fundo, mandar criar o gráfico (Create Plot) e o plugin abre o terceiro separador com o gráfico pretendido.

Tal como exemplificado na seguinte imagem, o plugin DataPlotly permite ainda escolher a forma como os gráficos são apresentados, se individualmente (Single Plot) ou em conjunto (SubPlots).

Neste exemplo, criámos um primeiro gráfico, depois, no separador Plot Customizations, ativámos a opção conjunto de gráficos (SubPlots). Por fim, criámos um segundo gráfico.

Os restantes separadores do plugin são, o Help e o Raw Plot. O primeiro contém documentação explicativa acerca do uso do plugin e o segundo mostra qual o código-fonte gerado para o nosso gráfico. Está em formato HTML, o qual é possível copiar e salvar com essa extensão, para depois visualizar o gráfico no nosso browser.

Recentemente, por meio de uma campanha de crowdfunding, o plugin passou a estar disponível no Compositor de Impressão (Print Layout) conforme é mostrado na imagem abaixo.

Os dados aqui utilizados, encontram-se disponíveis no repositório https://github.com/geocrafter-studio/covid19-pt-ltmsooem. Um obrigado ao Fernando Ribeiro pelo trabalho realizado.

1 comentário em “Criação de Gráficos Interativos com o plugin DataPlotly
Nelson Silva

  1. Avatar
    Augusto Vieira Responder

    Parabéns pelo tutorial, amplia e muito as possibilidades de se criar Relatórios dinâmicos utilizando o Atlas no compositor QGIS.

    Valeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *