Introdução Aos Sistemas De Informação Geográfica Com QGIS
Introdução Aos Sistemas De Informação Geográfica Com QGIS avatar

O Grupo de Utilizadores QGIS PT, por intermédio do Pedro Venâncio, em conjunto com a Comissão de Curso do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica da Universidade da Beira Interior, organizaram um Workshop de Introdução ao QGIS, no passado dia 7 de Novembro de 2015, na Covilhã.

Os objetivos do Workshop passaram pela apresentação do QGIS e de todas as suas valências, bem como da sua história, evolução, modelo de desenvolvimento e suporte. Foi também abordada a filosofia do Software Livre e de Código Aberto.

A apresentação elaborada para o Workshop disponibiliza-se de seguida.

A segunda parte do Workshop foi dedicada à resolução de 3 exercícios com o QGIS, abordando áreas como a georreferenciação de imagens raster, a criação de novas layers (pontos, linhas e polígonos), a vetorização de geometrias, a criação de atributos alfanuméricos, a definição de regras topológicas básicas, a aplicação de simbologia, o cálculo de áreas, perímetros e comprimentos, a transformação de coordenadas, a agregação de dados alfanuméricos a partir de fontes externas, a execução de operações de pesquisa por atributos e pesquisa espacial, a preparação de layouts de impressão, a execução de análise espacial sobre dados vetoriais, operações de geoprocessamento (buffer, intersect, difference, etc.) e análises multicritério.

Este Workshop contou com a presença de 20 participantes, entre alunos, ex-alunos e docentes das diversas Licenciaturas e Mestrados da Faculdade de Engenharia da UBI.

Entretanto, foi solicitado aos participantes que respondessem a um pequeno inquérito, sendo os resultados apresentados de seguida.

Dado o sucesso e o interesse demonstrado pelos destinatários deste Workshop, o Grupo de Utilizadores QGIS Portugal irá continuar a realizar ações do mesmo género, junto de instituições de ensino superior e outras entidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.