Participação No Hackfest Do QGIS
Participação No Hackfest Do QGIS avatar

Alguns membros integrantes do Grupo de Utilizadores QGIS PT deslocaram-se a Essen para participar na 12ª Developer Meeting do QGIS. O ambiente que aqui se vive é, de facto, algo de extraordinário e muito especial. Deslocaram-se para este encontro cerca de 30 pessoas que de uma forma aberta e colaborativa se encontram a estabilizar a próxima versão do QGIS e a preparar toda a documentação adicional necessária (manual, site, …). A troca de experiências e know-how impera nas várias salas onde o pessoal se encontra arduamente a trabalhar (embora não haja horários definidos, regra geral, começa-se por volta das 9 horas da manhã e termina-se entre as 22 e 24 horas para os mais entusiasmados).

O local escolhido para realização deste hackfest foi Essen na Alemanha num pequeno e excelente hotel que conseguiu muito facilmente colocar um grande sorriso em todos os seus participantes. Nada mais, nada menos que o LinuxHotel (http://www.linuxhotel.de/). Como poderão imaginar, existem muitos e simpáticos pinguins espalhados por estas bandas. Da nossa parte, ficámos todos encantados com o local e por isso não queríamos deixar de partilhar com a restante comunidade portuguesa algumas fotos obtidas nos útlimos dias. Nenhuma delas transmite verdadeiramente o que aqui se vive, mas ainda assim, permitem passar uma ideia aproximada.

  • Tux no sofá

Os elementos do Grupo de Utilizadores QGIS PT têm estado activos em diferentes áreas:

  • Alexandre Neto: screenshots para o site oficial e documentação; desenvolvimento de plugins
  • André Mano: actualização do manual do utilizador
  • Giovanni Manghi: testes, identificação e reporte de novos bugs
  • Hugo Martins: desenvolvimento de plugins para o grupo (iGeo Loader)

iGeo Loader – novo plugin do Grupo QGIS PT em desenvolvimento

O Portal iGeo foi lançado recentemente, agregando num único portal uma grande variedade se serviços abertos de dados georeferenciados provenientes de várias instituições portuguesas. Todos estes serviços são disponibilizados de acordo com normas standard definidas pelo OGC, mais especificamente nos formatos WMS (Web Map Service) e WFS (Web Feature Service). Depois de algumas conversas entre utilizadores do grupo, pensámos que seria uma boa ideia, providenciar um plugin em QGIS que facilitasse a pesquisa e o carregamento desses dados no nosso SIG Desktop favorito. Pareceu-nos que o encontro de developers seria o momento ideal para começarmos o desenvolvimento deste plugin. Estamos em pleno desenvolvimento e, muito provavelmente, este plugin não estará pronto até ao fim do encontro, mas queremos partilhar convosco este nosso projecto e e deixar duas pequenas imagens que descrevem de forma muito simples o futuro do plugin.

Planeamento da interface gráfica
Estado actual do iGeo Loader

Esperamos que tenham gostado das novidades que vos apresentámos hoje! Para nós têm sido uns dias fantásticos no seio da comunidade developer do QGIS. Ainda não acabou e já estamos a pensar qual o próximo evento para podermos rever caras e contribuir loucamente para este fantástico projecto.

Saudações geográficas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *